As cenas foram registradas pelo canal russo Zvezda, que dedicou o programa à Academia Militar da Força Estratégica de Mísseis Pedro, o Grande.
Pela primeira vez, o mais novo e secreto míssil balístico russo foi exibido de perto, tendo anteriormente sido exibido apenas durante lançamentos de teste a grandes distâncias.
A Rússia tem elevado o nível de desenvolvimento de seus mísseis domésticos, garantindo maior confiabilidade e eficácia durante ações de combate.
O sistema de mísseis Avangard foi mencionado pela primeira vez pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 2018. Na época, o líder do país apresentou diversos desenvolvimentos nas tecnologias militares do país.
Como resultado, a Rússia virou o único país do mundo a anunciar oficialmente a existência de uma arma hipersônica.
O Avangard é capaz de efetuar voos nas camadas densas da atmosfera a distâncias intercontinentais, atingindo Mach 20, ou seja, uma velocidade 20 vezes superior à do som (24.500 km/h). Ao se aproximar do alvo, o bloco planador efetua manobras profundas, de várias dezenas de quilômetros, tanto em direção, como em altitude. Tal característica torna-o uma arma inalcançável para qualquer meio de defesa antiaérea ou antimíssil.