Os exercícios foram realizados pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China (ELP) no mar Amarelo, contando com a presença dos destróieres Tangshan e Qiqihar, Type 052D, bem como duas corvetas Type 056A, Dingzhou e Mudanjiang, segundo a Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês), citada pelo jornal Global Times.
Com o objetivo de elevar suas capacidades, as embarcações treinaram como lidar com situações de emergência, que incluíam o disparo contra alvos, simulação de ataque de mísseis, fogo a bordo e operações de busca e salvamento.
O destróier Qiqihar, do Type 052D, desloca cerca de 7.000 toneladas e é capaz de carregar uma vasta gama de armamentos, incluindo um sistema de artilharia de canhão único de 130 mm, mísseis antiaéreos e mísseis de cruzeiro superfície-superfície.
Já o Tangshan, Type 052DL, que é a última versão do Type 052D, é caracterizado por seu extenso convés de helicóptero e um maior radar antifurtivo.
As corvetas Type 056/056A foram projetadas para operações de patrulha e escolta nas Zona Econômica Exclusiva da China (200 milhas náuticas a partir do litoral do país).
As corvetas estão divididas em duas categorias. A primeira, Type 056, é destinada para operações multipropósito, enquanto a Type 056A foi projetada para combate contra submarinos.
Além disso, as corvetas Type 056A possuem lançadores de torpedo triplos de 324 mm.