Os testes do tanque anfíbio Sprut-SDM1, realizados no mar Negro, confirmaram a capacidade do veículo de ultrapassar sem preparo obstáculos aquáticos, disparar flutuando e facilmente entrar em costa despreparada, de acordo com comunicado de imprensa da corporação estatal russa Rostec.
Vale destacar que o tanque também foi testado severamente no mar, na Rússia central e em regiões de climas subtropicais a temperaturas do ar de até 40 ºC, comentou Beckhan Ozdoev, diretor industrial do grupo de empresas militares da corporação russa Rostec.
"Para o início do próximo ano, estão marcados testes a baixas temperaturas. Sprut-SDM1, em primeiro lugar, é destinado para russos paraquedistas. Pode-se esperar que as capacidades demostradas pelo Sprut ganhem o interesse de clientes estrangeiros", acrescentou Ozdoev.
O tanque anfíbio Sprut-SDM1 é um veículo blindado flutuante de esteira, equipado com sistema de mísseis e artilharia de 125 milímetros de calibre, capaz de percorrer 500 quilômetros sem reabastecimento.
O poder de fogo do tanque Sprut-SDM1 é tão bom como de tanques T-80 e T-90. A sua mobilidade na terra e no mar é igual à dos tanques BMD-4M. Essas e outras características em conjunto com rotação circular de torre de artilharia e estabilização de armamento em dois planos permitem usar Sprut-SDM1 como tanque anfíbio leve.