"Durante os testes recentes, o modelo experimental do Mi-8AMTSh-VN lançou mísseis do sistema Ataka-VM contra alvos simulando veículos blindados do adversário. O lançamento foi bem-sucedido", revelou a fonte à Sputnik.
Ela também adicionou que o helicóptero utilizou projéteis não guiados e canhões acoplados à aeronave.
Segundo a fonte, graças às armas guiadas modernizadas e à elevada capacidade de sobrevivência, "o novo helicóptero se tornou um veículo verdadeiramente multifuncional para operar em missões de combate, de ataque, de transporte e desembarque".
"Na prática, [o helicóptero] comprovou suas características de aeronave militar de desembarque", adicionou.
O Ministério da Defesa russo informou que os primeiros dez helicópteros Mi-8AMTSh-VN serão entregues às brigadas das Tropas Aerotransportadas.
Os testes de voo do Mi-8 começaram em julho deste ano. O veículo foi projetado pelo Centro de Desenvolvimento de Helicópteros M.L. Mil, com base no aparelho Mi-8/17 e levando em consideração a experiência obtida durante o conflito na Síria. O helicóptero dispõe de um motor VK-2500-03, com bom funcionamento em grandes altitudes e climas quentes, bem como de um rotor modernizado. Além disso, o Mi-8 está equipado com novo sistema de pontaria e navegação, o que permite sua operação em condições climáticas difíceis e durante a noite.