O Ministério da Defesa da Rússia publicou novos dados sobre a velocidade de voo do bloco hipersônico do sistema de mísseis Avangard, que acelera até Mach 28, indica o relatório “Resultados Principais da Atividade das Forças Armadas da Federação da Rússia em 2012-2020”, a que a Sputnik teve acesso.
A medida Mach representa a velocidade do som em um determinado ambiente, que pode variar em função da densidade do ar. Segundo os dados, Mach 28 é igual a 7,5 km/s, ou 27.000 km/h.
No relatório consta que a Rússia realizou cinco lançamentos bem-sucedidos entre 2012 e 2020 de foguetes hipersônicos Avangard e que a Força Estratégica de Mísseis da Rússia recebeu quatro sistemas de mísseis Avangard no mesmo período.
O primeiro regimento armado com Avangard entrou em serviço em dezembro de 2019 na divisão de mísseis de Orenburg, perto da fronteira ocidental com o Cazaquistão, apesar de não se conhecer sua quantidade.
No final de 2018, Yuri Borisov, vice-primeiro-ministro russo, relatou que o Avangard atingiu uma velocidade de cerca de Mach 27 durante os testes. Antes disso, Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse que sua velocidade nas camadas densas da atmosfera poderia exceder Mach 20.
Em outubro de 2020, Sergei Shoigu, ministro da Defesa, anunciou que a divisão de mísseis de Orenburg prepararia a infraestrutura para a implantação de mais dois dos sistemas de mísseis hipersônicos até o final do ano.