Os fósseis, identificados em estratos datados de 70 milhões de anos, mostram que o dinossauro tinha aproximadamente dois metros de comprimento e que viveu no final do Cretáceo.
Rare incubating dinosaur fossils unearthed in E China, shedding light on reproductive research related to theropod dinosaurs https://t.co/EeIrjubUVE pic.twitter.com/Z95V5RRwLo
— China Xinhua News (@XHNews) January 7, 2021
Raros embriões e restos fósseis de dinossauros, descobertos no leste da China, fornecem pistas para estudar os dinossauros terópodes.
No local, foram encontrados ao menos 24 ovos em um ninho. O dinossauro fêmea estava em uma posição típica de incubação, com as patas dianteiras estendidas para trás, cobrindo o ninho, enquanto as traseiras estavam dobradas sob o corpo. A ninhada continha restos de embriões nos ovos que estavam sendo chocados.
"Esta descoberta nos fornece as últimas evidências para estudarmos o comportamento e os métodos de incubação deste tipo de dinossauro", afirmou Bi Shundong, autor do relatório acadêmico publicado pelo jornal Global Times.
Esta é a primeira descoberta no mundo envolvendo fósseis de um Oviraptoridae.
O Oviraptoridae é um tipo de dinossauro similar a uma ave, geralmente do tamanho de uma pessoa adulta. Ele possuía bicos como os dos papagaios, bem como mandíbulas sem dentes.