"Hoje estou anunciando que estou levantando todas as restrições autoimpostas [pelos EUA sobre Taiwan]. Os órgãos do Poder Executivo devem considerar todas as 'diretrizes de contato' com Taiwan anteriormente emitidas pelo Departamento de Estado, sob os poderes delegados ao Secretário de Estado, como nulas e sem efeito", escreveu Mike Pompeo em um comunicado.
Today, I am lifting all self-imposed restrictions on executive branch agencies’ interactions with their counterparts from Taiwan. This action will benefit both of our great democracies. https://t.co/JmxE5jsZYf
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) January 9, 2021
Hoje, estou levantando todas as restrições autoimpostas às interações dos órgãos executivos com seus homólogos de Taiwan. Esta ação será benéfica para nossas duas grandes democracias.
O chefe da diplomacia dos EUA enfatizou que Taiwan é "uma democracia vibrante e um parceiro confiável dos EUA". "No entanto, por várias décadas, o Departamento de Estado criou restrições internas complexas para regular as interações de nossos diplomatas, militares e outros funcionários com seus colegas taiwaneses", acrescentou.
"O governo dos EUA empreendeu essas ações unilateralmente, em uma tentativa de apaziguar o regime comunista em Pequim. Não mais", disse o secretário de Estado.
Os Estados Unidos romperam oficialmente os laços com Taiwan em 1979. A China considera o território insular uma província rebelde e se opõe a qualquer contato entre Washington e Taipei.