Os Estados Unidos convidaram a Rússia para a posse do presidente eleito dos EUA, Joe Biden. A informação foi divulgada pelo porta-voz da embaixada russa em Washington à Sputnik nesta segunda-feira (11).
"Foi recebido um convite. Está prevista a participação a nível de embaixador", disse o representante da embaixada.
A posse do democrata Joe Biden está prevista para o dia 20 de janeiro. Na última sexta-feira (8), o presidente Donald Trump declarou que não vai participar da cerimônia, mas prometeu uma transição ordeira de poder.
A Câmara dos Representantes deve aprovar uma resolução nesta semana instando o vice-presidente Mike Pence a invocar a 25ª emenda para remover o presidente Donald Trump do poder. No entanto, se essa medida falhar, os democratas da Câmara buscarão acusações de impeachment contra Trump por incitar uma insurreição no Capitólio dos EUA.
A eleição de Biden foi confirmada pelo Congresso norte-americano na última quinta-feira (7). Durante a sessão para aprovar os resultados da eleição, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio e causaram a interrupção dos trabalhos. Cinco pessoas morreram como resultado dos protestos que se seguiram, entre as quais uma pessoa morreu após ser baleada dentro do Capitólio.