'Tiro no pé': sanções dos EUA fazem países reduzir uso de dólar e buscar opções, diz relatório

CC BY 2.0 / Mike Poresky / FogoNota de cinco dólares em chamas
Nota de cinco dólares em chamas - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2021
Nos siga no
Países sancionados pelos Estados Unidos buscam reduzir a dependência do dólar e começam a usar outras moedas em transações comerciais com parceiros.

As sanções norte-americanas poderiam ter um impacto negativo sobre o papel que dólar desempenha na economia global, escreve RT, citando relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso (CRS, na sigla em inglês) dos EUA.

"Muitos governos estrangeiros, alvos de sanções dos EUA, e parceiros econômicos estão estudando de forma cada vez mais ativa e criando condições para reduzir a sua dependência do dólar americano. Se os países mudarem para moedas alternativas, os EUA podem enfrentar uma série de consequências econômicas, incluindo custos de empréstimos mais elevados", lê-se no relatório do CRS.

Analistas ressaltam que Washington tem usado cada vez mais o dólar como uma arma para fins de política externa, introduzindo restrições de acesso à moeda dos EUA e aos seus mercados financeiros a países como Irã, Venezuela e Rússia.

Além disso, segundo especialistas, as restrições impostas podem ter uma série de consequências indesejáveis para os EUA como, por exemplo, retaliações de outros países.

Assim, a proibição da Rússia de importação de produtos agrícolas afetou a indústria pesqueira do Alasca, bem como os produtores de maçãs e peras no estado de Washington, aponta documento.

Anteriormente, chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que considera a redução do uso de dólar no comércio internacional uma resposta ao "abuso de Washington do status do dólar como moeda de reserva internacional", notando que Moscou está empenhada em construir mecanismos financeiros para poder efetuar transações comerciais com seus principais parceiros em moedas nacionais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала