COVAX Facility é uma iniciativa liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que une mais de 150 países, criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a COVID-19.
A decisão desta terça-feira (9) permite, por exemplo, que vacinas de Oxford/AstraZeneca fabricadas em outros países possam ser compradas pelo Brasil sem precisar de uma nova autorização para uso emergencial. As informações foram publicadas pelo portal G1.
Necessidade de importação da China de insumos para vacinação, imunizantes e outros aparelhos mostraram como a China possui um papel de parque global na fabricação de produtos, segundo análise de especialista ouvido pela Sputnik Brasilhttps://t.co/Xqp5UOANTe
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 8, 2021
Em outubro, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse que o Brasil poderia receber 42 milhões de doses de vacinas do grupo. O número seria suficiente para a cobertura de 10% da população brasileira.
A aliança COVAX vai disponibilizar ao menos duas bilhões de doses de vacinas até o fim de 2021 e 92 países pobres deverão ter acesso a 1,3 bilhão de doses ainda já no primeiro semestre deste ano.