Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 4,56%, acima dos 4,52% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a variação havia sido de 0,21%.
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, e se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.
O valor desta terça-feira (9) é a menor taxa mensal desde agosto de 2020 (0,24%). As informações foram publicadas no portal oficial do IBGE.
Aconteceu de novo: preços da gasolina, diesel e gás de cozinha sobem.
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 8, 2021
Enquanto isso, Bolsonaro culpa governadores e diz que vai enviar um projeto de lei para mudar o ICMS sobre combustíveis.https://t.co/JD4v7DAXrb
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em janeiro. A maior variação (1,02%) e o maior impacto (0,22%) vieram do grupo Alimentação e bebidas, de acordo do IBGE.
O item que mais contribuiu para a inflação perder força em janeiro foi energia elétrica, que teve queda de 5,6% e representou o maior impacto negativo no índice do mês.