Índia e China iniciam saída simultânea de tropas de região fronteiriça nos Himalaias, anuncia Pequim

© AP Photo / Manish SwarupCaminhões do Exército da Índia junto do lago Pangong Tso, perto da fronteira da Índia com a China, na área de Ladakh, Índia, 14 de setembro de 2017
Caminhões do Exército da Índia junto do lago Pangong Tso, perto da fronteira da Índia com a China, na área de Ladakh, Índia, 14 de setembro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2021
Nos siga no
O Ministério da Defesa da China declarou que tanto Nova Deli como Pequim acordaram e começaram a saída simultânea das tropas dos dois países de uma região disputada.

A Índia e a China começaram a retirada das tropas na área de fronteira disputada entre os dois países, disse em comunicado Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa da China.

"Segundo o acordo alcançado durante a nona rodada de conversações entre os comandantes militares, as forças indiana e chinesa iniciaram em 10 de fevereiro [quarta-feira] uma retirada simultânea planejada das tropas da linha de frente nas margens sul e norte do lago Pangong Tso", nos Himalaias, indicou o ministério em declaração.

A China e a Índia têm estado frequentemente envolvidas em tensões militares ao longo de décadas, principalmente devido à falta de uma fronteira demarcada na região de Ladakh, que por sua vez foi criada após a guerra de 1962 entre ambos os países.

Em 2020, a situação no leste de Ladakh se agravou depois que aproximadamente 250 soldados chineses e indianos se enfrentaram na noite de 5 de maio na zona de Pangong Tso, deixando mais de 100 feridos de ambos os lados, confronto que só cessou após uma reunião entre os líderes locais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала