A informação foi dada em um comunicado nesta segunda-feira (15) pelo contra-almirante Vyacheslav Sytnik, vice-diretor do Centro Russo de Reconciliação para a Síria.
"As autoridades da Síria, com a assistência do Centro Russo de Reconciliação das Partes Combatentes na Síria, prepararam-se para a abertura de postos de controle na área dos assentamentos de Saraqeb, Miznas e Abu Azeidin para o movimento desimpedido da população além das fronteiras da zona de desescalada de Idlib", disse Sytnik.
Sytnik observou que os postos de controle seriam abertos devido ao grande número de pedidos dos moradores dos assentamentos na zona de desescalada de Idlib, por causa da falta de atendimento médico qualificado e da terrível situação social e econômica provocada pelas sanções impostas pelos Estados Unidos à Síria.
Também nesta segunda-feira (15), o Ministério da Defesa da Rússia disse ter provas de como os Capacetes Brancos teriam chegado ao noroeste da Síria para encenar uma nova "provocação".
Mais uma encenação estaria prestes a ser executada em Idlib pelos Capacetes Brancoshttps://t.co/MJJTZhx4YU
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 15, 2021
Os controversos Capacetes Brancos são, oficialmente, conhecidos como Defesa Civil da Síria, sendo uma organização voluntária que opera em zonas controladas pela oposição na Síria e na Turquia.