A vítima, um pai de família de 46 anos, era o chefe de serviço do centro Isard COS. O agressor, um solicitante de asilo de 38 anos, foi detido logo em seguida.
Nas redes sociais, o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, prestou solidariedade aos familiares do falecido e anunciou que visitará a cidade ainda nesta tarde.
Après avoir échangé avec @bayrou, je me rendrai à Pau en fin d’après-midi pour rencontrer les personnels de l’association ainsi que les élus à la suite de la dramatique agression de ce matin. J’adresse mes sincères condoléances à la famille de la victime et ses proches.
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) February 19, 2021
Depois de ter trocado [informações] com François Bayrou [prefeito], vou a Pau no final da tarde para me encontrar com o pessoal da associação, bem como com as autoridades eleitas, após o ataque dramático desta manhã. Expresso minhas sinceras condolências à família e entes próximos da vítima.
De acordo com informações obtidas pela AFP, o alegado autor do crime é um requerente de asilo que não vivia no centro, mas que havia passado por lá anteriormente. Ele é conhecido da polícia por atos de violência e já esteve na prisão. Tinha acabado de ter seu status de refugiado negado pelas autoridades francesas.
Ainda não há detalhes sobre o motivo do ataque.