Cientistas querem criar 'clone' digital de nosso planeta para prever o futuro

© Foto / Pixabay / bones64Modelo da Terra (imagem referencial)
Modelo da Terra (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2021
Nos siga no
Pesquisadores europeus estão tentando criar uma versão simulada da Terra como forma de prever as consequências exatas de seus próprios processos físicos e da influência nela dos humanos.

Cientistas do Instituto de Tecnologia Suíço em Zurique e outras instituições na Europa estão construindo uma cópia digital da Terra como parte das estratégias delineadas pela União Europeia até 2050, informa o portal Phys.org.

O programa, chamado de Destino Terra (Destination Earth, em inglês), deverá recolher dados do desenvolvimento climático e eventos extremos no espaço e no tempo, e fornecê-los ao modelo digital, para que este possa simular o comportamento de nosso planeta e informar sobre melhores políticas a seguir.

Esses dados devem capturar todo o tipo de processos na Terra da forma mais realística possível, tais como a influência dos humanos na água, sua gestão, comida e os processos físicos do planeta, segundo os pesquisadores, que publicaram o respetivo estudo na revista Nature Computational Science.

"Se você estiver planejando um dique de dois metros de altura nos Países Baixos, por exemplo, eu posso correr os dados no meu gêmeo digital e verificar se o dique ainda vai, com toda a probabilidade, proteger contra eventos extremos esperados em 2050", diz Peter Bauer, vice-diretor de Pesquisa do Centro Europeu de Previsão do Tempo de Médio Prazo e codiretor do Destino Terra.

É planejado que a iniciativa arranque em meados de 2021 e dure até dez anos.

A União Europeia projetou duas estratégias, The Green Deal e DigitalStrategy, de forma a obter neutralidade carbônica até 2050.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала