Os fósseis de um animal conhecido como turfanodon foram descobertos na formação geológica de Nanbaogou, na região autônoma da Mongólia Interior, avança emissora estatal chinesa CGTN. A idade dos fósseis, que estão relativamente bem conservados, varia de 252 milhões a 255 milhões de anos.
Os cientistas acreditam que este animal era do gênero de dicinodontes herbívoros. Os dicinodontes eram répteis semelhantes a mamíferos que tinham duas presas e habitavam a Terra durante os períodos Permiano e Triássico.
Além disso, é a primeira vez que este réptil é encontrado em uma zona climática tropical, aponta o estudo publicado na revista PeerJ.
Turfanodon é um gênero extinto de dicinodontes, estas criaturas tinham até dois metros de comprimento.
Os fósseis descobertos foram identificados como uma nova espécie anteriormente desconhecida pela ciência. Paleontólogos chineses atribuíram-lhe o nome de Turfanodon jiufengensis.
Até agora, considerava-se que turfanodons viviam apenas na zona climática temperada. Os pesquisadores têm encontrado vários fósseis de outra espécie muito mais conhecida – o Turfanodon bogdaensis – e sempre foi em uma zona de clima temperado.
A nova descoberta prova que os répteis turfanodon são o primeiro gênero conhecido de dicinodontes que habitavam tanto na zona tropical como na temperada.