Para que seja mais simples comparar as embarcações, o portal Covert Shores publicou um infográfico para ilustrar suas dimensões. Ambos os submarinos são várias vezes maiores do que área de uma casa média nos EUA (cerca de 213 metros quadrados).
No entanto, o submarino da classe Ohio não parece assim tão grande em comparação com o "tubarão" russo, e isso não é de se estranhar.
Сравнение тяжелого подводного крейсера проекта 941 "Акула" с самой большой подлодкой ВМС США типа Ohio. Инфографика: https://t.co/BqiBXPxTFu pic.twitter.com/6MNssLv8x1
— Ivan O'Gilvi (@o_gilvi) February 26, 2021
Comparação do submarino estratégico do projeto 941 Akula com o maior submersível da Marinha dos EUA da classe Ohio.
O submarino do projeto 941, denominado Typhoon na classificação da OTAN, tem um deslocamento em posição emersa de 23.200 toneladas e em posição submersa de 48.000 toneladas. Seu comprimento é de quase 173 metros.
O navio norte-americano Ohio possui um comprimento de 171 metros, mas tem quase a metade da largura do monstro subaquático soviético – 13 metros em comparação com 23 metros.
O deslocamento em posição emersa do submarino dos EUA é de 16.700 toneladas e em posição submersa de 18.700.
As razões para a superioridade do "tubarão" estão na originalidade do projeto do navio, que é uma espécie de catamarã com dois cascos resistentes entre os quais estão os 20 silos de mísseis balísticos intercontinentais.
Atualmente só o submarino Dmitry Donskoy do projeto 941 permanece em serviço da Marinha russa. O navio passou por modernização e pertence à Frota no Norte.