Governadores de 21 unidades da Federação divulgaram uma nova proposta de combate ao coronavírus nesta quarta-feira (10).
No documento, intitulado Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde, eles destacam três pontos centrais para encarar a crise sanitária, no momento mais dramático desde o início da pandemia: a expansão da vacinação no país, o suporte a medidas restritivas e o apoio aos estados para manutenção e ampliação de leitos de UTI.
21 governadores propõem um Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde, a ser coordenado por um Comitê Gestor com os 3 Poderes e os 3 níveis da Federação. Pacto deve abranger: 1) vacinas; 2) medidas preventivas; 3) assistência hospitalar. Segue o documento e o convite ao diálogo: pic.twitter.com/sViCjbVosE
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 10, 2021
"Reafirmamos tal proposição, que se tornou ainda mais emergencial pelo agravamento da situação sanitária, com terríveis perdas de vidas, além de danos econômicos e sociais. O coronavírus é hoje o maior adversário da nossa nação. Precisamos evitar o total colapso dos sistemas hospitalares em todo o Brasil e melhorar o combate à pandemia. Só assim a nossa pátria poderá encontrar um caminho de crescimento e de geração de empregos", diz o texto.
Para centralizar as ações, os governadores sugerem a criação de um comitê gestor, com a participação de membros dos Três Poderes e de todos os níveis da Federação, além da assessoria de uma comissão de especialistas.