A decisão foi confirmada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do consórcio, nas redes sociais.
"Realizamos hoje agenda com o ministro [da Saúde] Pazuello e com os governadores do Nordeste, o Consórcio Nordeste. Aqui nós comunicamos o fechamento de contrato firme para 37 milhões de doses da vacina Sputnik V entre o Consórcio Nordeste e também com o Fundo Russo de Investimentos Diretos [RFPI, na sigla em russo]", afirmou.
Segundo o governador, o imunizante russo entrará na lista de vacinas que integram o Plano Nacional de Imunização (PNI), para ser distribuída a todos os estados brasileiros.
"Tratamos com o Ministério da Saúde dos termos para que a gente mantenha um regramento em que se tenha vacina para todo o Brasil, e assim foi acertado com a procuradoria dos estados, mas também com a equipe jurídica do ministério, a Advocacia Geral da União, para que até segunda-feira [15] o ministério entre como interveniente e assim a gente garante que as 37 milhões de doses a partir de abril serão para todo o Brasil", completou Dias.
Seguimos na articulação para vacinas para todos os brasileiros. Tivemos uma reunião com os governadores do Nordeste e o ministro da saúde, Eduardo Pazuello. pic.twitter.com/UMJ46WmEl9
— Wellington Dias (@wdiaspi) March 13, 2021
O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira (12) contrato para compra de dez milhões de doses da Sputnik V. A vacina ainda não possui aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial.