A mutação, que difere das descobertas no Reino Unido, África do Sul e Brasil, foi detectada em um homem de aproximadamente 60 anos de idade que chegou ao aeroporto de Narita no dia 25 de fevereiro e não apresentava sintomas da doença.
"A cepa começou a ser detectada nas Filipinas e espalhou-se até aqui", apontam as autoridades japonesas, informa The Japan Times.
Considera-se que a variante filipina apresente um nível de ameaça semelhante ao das cepas sul-africana e brasileira. Contudo, existe também a possibilidade de a filipina ser mais resistente a anticorpos, incluindo os obtidos por vacinação.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, até agora, foram detectados 34 casos da nova variante na parte central das Filipinas desde o final de janeiro.
Anteriormente foi anunciado que, a fim de evitar a propagação de COVID-19 e devido à detecção de variantes mais contagiosas do vírus em vários países, o governo japonês planeja realizar Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 sem espectadores estrangeiros.
A Olimpíada de Tóquio foi adiada em razão da pandemia da COVID-19 em 2020, mas foi remarcada para o período de 23 de julho a 8 de agosto deste ano.