"Cada vez mais isso parece ser uma terceira onda. Novas medidas de travagem maciça da epidemia de COVID-19 serão impostas em 16 departamentos, incluindo os de Île-de-France e Hauts-de-France, a partir de sábado [20] por quatro semanas", disse o premiê francês em entrevista coletiva, segundo noticiou a Reuters.
© AFP 2023 / Denis CharletMáscaras faciais protetoras virucidas na sede da Universidade de Lille, codesenvolvidas por pesquisadores da instituição, França, 16 de fevereiro de 2021
Máscaras faciais protetoras virucidas na sede da Universidade de Lille, codesenvolvidas por pesquisadores da instituição, França, 16 de fevereiro de 2021
© AFP 2023 / Denis Charlet
"Estamos adotando uma terceira via, uma que deve permitir travar sem travar", especificou Castex. Além dos oito departamentos de Île-de-France — onde fica Paris — e cinco de Hauts-de-France, também serão afetados Alpes-Maritimes, Seine-Maritime e Eure.
"Chegou o momento de ir mais longe, com restrições mais exigentes onde as coisas estão mais críticas", disse Castex.
As escolas permanecerão abertas e as pessoas poderão se exercitar ao ar livre em um raio de 10 km de suas casas. As pessoas que vivem nessas áreas não terão permissão para viajar para outras partes da França sem um motivo convincente.