Reino Unido está construindo navio espião que vai 'caçar' submarinos russos e chineses

© AP Photo / Laura LeonO navio britânico HMS Westminster se desloca pelo porto de Gibraltar
O navio britânico HMS Westminster se desloca pelo porto de Gibraltar - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2021
Nos siga no
Reino Unido está construindo um navio espião para combater uma crescente "ameaça" de submarinos russos e chineses.

Segundo escreve o tabloide The Sun, o navio multifuncional contará com drones subaquáticos e minissubmarinos para fornecer apoio ao navio principal na busca de ameaças.

O navio da Marinha Real britânica está sendo desenvolvido como parte de um programa de investimento avaliado em £ 24 bilhões (R$ 183,8 bilhões) para combater ameaças de guerra moderna. Segundo planos, a embarcação entrará em serviço em 2024.

O navio de vigilância será equipado com tecnologia que permitirá identificar potenciais ameaças a 1.000 milhas (1.609 quilômetros) de distância.

Informa-se que a principal tarefa do "navio espião" britânico será proteger cabos de Internet submarinos, já que os comandantes da inteligência britânica afirmam que os submarinos russos Belgorod têm operado "agressivamente" perto dos cabos no oceano Atlântico.

© AP Photo / Ben SuttonHMS Duncan, navio militar britânico enviado ao Golfo Pérsico em meio a tensões com o Irã. Foto de 12 de julho de 2019.
Reino Unido está construindo navio espião que vai 'caçar' submarinos russos e chineses - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2021
HMS Duncan, navio militar britânico enviado ao Golfo Pérsico em meio a tensões com o Irã. Foto de 12 de julho de 2019.

Os cabos transmitem diariamente transações financeiras avaliadas em £ 8 trilhões (R$ 61,2 trilhões) e são responsáveis por 97% das comunicações globais.

A edição explica que os submarinos nucleares russos Belgorod e os chineses da classe Jin serão "a presa" da nova embarcação de vigilância.

O chefe do Exército Britânico, general Mark Carleton-Smith, sugeriu em uma entrevista ao jornal The Telegraph que as Forças Especiais do Reino Unido serão encarregadas de uma nova missão de rastreamento da ameaça representada por agentes estatais "hostis" ao redor do mundo.

Na semana passada, navios da OTAN no mar Mediterrâneo e a 6ª Frota dos EUA perderam dos radares submarino russo Rostov-na-Donu do projeto 636.6 sem conseguir o rastrear durante uma semana.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала