De acordo com um comunicado da Força Aérea uruguaia, citado pelo jornal local El País, a aeronave, um modelo Bell 212, transportava vacinas da Pfizer/BioNTech para o departamento de Rocha. Três tripulantes estavam no helicóptero e sofreram traumatismos leves. A aeronave, por sua vez, sofreu perda total.
Segundo o El País, fontes do Ministério da Defesa confirmaram que todos os tripulantes estão fora de perigo. Um está em observação em um hospital local e os outros dois foram transferidos para o Hospital Militar.
En #Uruguay un helicóptero de la Fuerza Aérea que trasladaba las vacunas de @pfizer contra el #COVID19 se incendió; sufrió una falla mecánica en el aire.
— Irma del Rocío Lara (@Rocio_Lara89) March 25, 2021
La pérdida fue total y los tripulantes presentan lesiones leves. pic.twitter.com/wQMC2eGtE6
No Uruguai, um helicóptero da Força Aérea que transportava vacinas da Pfizer contra a COVID-19 se incendiou; sofreu uma falha mecânica no ar. A perda foi total e os tripulantes apresentam lesões leves.
O secretário da Presidência, Álvaro Delgado, confirmou o acidente envolvendo a aeronave em uma postagem no Twitter. O secretário classificou como "uma boa notícia" o fato de ninguém ter sofrido lesões sérias e acrescentou que o governo preparou uma nova operação para levar as vacinas ao departamento de Rocha, para não interromper o programa de imunização no país.
Buena noticia que los efectivos de Fuerza Aérea que se accidentaron llevando vacunas a Rocha, se encuentren fuera de peligro. Gracias a @MSPUruguay @sinae_oficial @policiacaminera y Lab Calmette, en seguida se armó operativo para que las vacunas llegaran a Rocha y Chuy
— Alvaro Delgado (@AlvaroDelgadoUy) March 25, 2021
É uma boa notícia que os efetivos da Força Aérea que se acidentaram levando vacinas para Rocha estão fora de perigo. Agradeço ao Ministério da Saúde do Uruguai, ao Sistema Nacional de Emergências [SINAE], à Polícia Rodoviária e ao Laboratório Calmette. Em seguida, foi montada uma operação para levar as vacinas a Rocha e Chuy.
De acordo com o El País, ainda não há informações sobre quantas vacinas estavam no helicóptero. A Força Aérea uruguaia, por sua vez, assinalou que já iniciou uma expediente para investigar as causas do acidente.