Após consultas fechadas sobre o assunto, uma fonte diplomática do Conselho de Segurança da ONU disse à Sputnik nesta terça-feira (30) que a organização reafirmou a importância do diálogo para lidar com a situação da Coreia do Norte.
"Os Estados-membros estão, em sua maioria, preocupados com os testes. Todos reafirmaram o objetivo da desnuclearização [completa, verificável, irreversível] e a importância da diplomacia e do diálogo", disse a fonte.
© Foto / Rodong SinmunTeste do míssil balístico de curto alcance KN-25 do Exército Popular da Coreia no Norte, com alcance de 380 km (foto de arquivo)
Teste do míssil balístico de curto alcance KN-25 do Exército Popular da Coreia no Norte, com alcance de 380 km (foto de arquivo)
© Foto / Rodong Sinmun
A Coreia do Norte realizou uma série de testes de mísseis na semana passada, lançando, em particular, dois mísseis balísticos de curto alcance no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste).
A administração dos EUA reagiu aos testes norte-coreanos, afirmando que a "atividade" mostrava a "ameaça que o programa de armas ilícitas da Coreia do Norte representa para seus vizinhos e a comunidade internacional".