Rouhani: EUA 'arrastam os pés' com acordo nuclear perdendo 'oportunidade de ouro'

© AP Photo / Presidência do IrãO presidente do Irã, Hassan Rouhani, recebe o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, em Teerã, em 7 de março de 2021
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, recebe o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, em Teerã, em 7 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2021
Nos siga no
O presidente iraniano, Hassan Rouhani, declarou nesta quinta-feira (1º) que a administração Biden está "arrastando os pés" ao falhar totalmente em aproveitar sua chance de voltar para o acordo nuclear abandonado em 2018.

Rouhani reiterou ao público iraniano que o Irã retomaria de bom grado o cumprimento do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) de 2015, desde que a Casa Branca regresse como signatária e se comprometa com suas promessas, incluindo o cancelamento das sanções.

"Isto significaria um negócio vantajoso para ambas as partes, tanto para a região como para o mundo inteiro", declarou o presidente do Irã, citado pelo Press TV, referindo-se à potencial volta dos EUA. "Os norte-americanos não foram capazes de entender isso e falham em aproveitar esta oportunidade de ouro."

"Eles estavam arrastando seus pés, e agora estamos recebendo mensagens e notícias que mostram que esta nova administração [dos EUA] está longe da realidade sobre o Irã", adicionou Rouhani, notando que os oficiais norte-americanos manifestam "ausência de sabedoria" quando se trata da nação persa.

O líder iraniano continuou a enfatizar que, apesar de o Irã ser a única parte a levar o fardo do acordo, o país "seguiria o caminho de produção, desenvolvimento, moralidade e interação construtivo até ao fim".

Em 2018, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, saiu do JCPOA naquele momento após alegações não confirmadas de que Teerã havia violado seus compromissos com o acordo, sublinhando que o mesmo foi um fracasso do governo Obama.

O restante dos anos de Trump na presidência realizou uma chamada "campanha de pressão máxima" contra o Irã, quando, além de reimpor sanções à nação persa, os EUA também estabeleceram adicionais restrições financeiras contra instituições iranianas.

Deve-se notar que as declarações de Rouhani aconteceram dias após o surgimento de relatos de que a administração Biden está considerando a possibilidade de apresentar uma nova proposta para aliviar as tensões com o Irã. Relatórios indicaram que a proposta deveria ser divulgada logo esta semana, embora seja provável que Teerã incite Washington a simplesmente retornar ao JCPOA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала