O anúncio coube ao governador do território norte-americano, Pedro Pierluisi, durante discurso oficial.
"Tenho o prazer de anunciar que, dado o aumento sustentado da distribuição de vacinas a Porto Rico e a capacidade demonstrada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os seus prestadores e a Guarda Nacional, a partir da próxima segunda-feira, 12 de abril, todos os residentes de Porto Rico com mais de 16 anos que queiram ser vacinados poderão marcar sua consulta e receber a vacina", disse o governador, conforme citado pelo periódico Weekly Journal de San Juan nesta quarta-feira (7).
Mais de dois milhões de doses da vacina contra a COVID-19 foram enviadas a Porto Rico até agora. Pierluisi também emitiu uma ordem executiva endurecendo ainda mais as medidas de restrições sociais relacionadas ao novo coronavírus, devido a um aumento local nos casos de COVID-19 no território.
Segundo dados do jornal The New York Times, Porto Rico aplicou até agora 1.205.841 de doses da vacina contra a COVID-19, alcançando 23% da população com pelo menos uma dose do imunizante, acumulando 14% dos habitantes totalmente vacinados.
Os Estados Unidos são até agora o país que mais vacinou, tendo aplicado cerca de 168 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19, conforme dados do site Our World in Data. O país é seguido pela China, que aplicou cerca de 145 milhões de doses de imunizantes contra o novo coronavírus.
Segundo o painel da Universidade Johns Hopkins, os EUA são o país mais impactado pela pandemia em números absolutos, com cerca de 560 mil mortes e quase 31 milhões de casos confirmados. Em Porto Rico, cerca de 144 mil casos foram confirmados, além de 2.139 mortes.