Atualmente, o Brasil depende da importação dos insumos, que têm sido comprados da China.
"Hoje eu vi aqui a produção do IFA [ingrediente farmacêutico ativo] nacional. Acredito que no mês de agosto já tenhamos a produção nacional. Isso representa uma conquista nacional e dispensa a importação desse insumo", disse o ministro, segundo o G1.
Queiroga visitou a Fiocruz nesta sexta-feira (9). A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, que também esteve presente, disse que a vacina com a matéria-prima brasileira deve estar disponível para a população em setembro.
O ministro da Saúde comentou sobre o ritmo de vacinação no Brasil. Ele disse que gostaria de entregar mais vacinas diariamente, mas que há muitos "problemas" a serem enfrentados.
"O ministério não tem 'vara de condão' para resolver todos os problemas. A gente trabalha todos os dias para trazer alternativas para a população brasileira", afirmou Marcelo Queiroga.
© Folhapress / Jorge Hely / FramePhotoO ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em visita à Fiocruz nesta sexta-feira, 9 de abril de 2021
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em visita à Fiocruz nesta sexta-feira, 9 de abril de 2021
A Fiocruz, que já entregou 8,1 milhões de vacinas ao Ministério da Saúde, espera fabricar mais 18,4 milhões de doses até o começo de maio.