A Força Aérea dos EUA realizou testes de aeronavegabilidade do sistema de contramedidas de radiofrequência (RFCM, na sigla em inglês) montado em pod em um avião P-8A Poseidon, que visa impedir os ataques de mísseis inimigos por radiofrequência.
O sistema RFCM montado em pod é um sistema leve e de alta potência, que proporcionará uma nova capacidade de autoproteção aos aviões Poseidon, segundo o NAVAIR.
Este sistema consiste de um jammer de pequeno formato, um amplificador de alta potência e do sistema despistador AN/ALE-55 FOTD (Fiber-Optic Towed Decoy ou Despistador de Fibra Ótica Rebocada) que produz interferências altamente confiáveis em diversas altitudes e velocidades.
O FOTD bloqueia os sinais com uma emissão de alta potência, gerada de fora do avião, fazendo com que os mísseis sejam guiados com segurança para longe da aeronave e apontados até o despistador rebocado.
Marinha dos EUA realizou Operações de Liberdade de Navegação no mar do Sul da China para desafiar reivindicações de Pequim e Nova Deli sobre expansão de fronteiras marítimas, violando a Zona Econômica Exclusiva https://t.co/BXnyKJVqmp
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 9, 2021
O AN/ALE-55 FOTD funciona em conjunto com o sistema de guerra eletrônica a bordo da aeronave, usando diferentes técnicas de contramedidas para suprimir, desviar e seduzir as ameaças de pulsos de ondas contínuas e radiofrequência, oferecendo diversas camadas de defesa à aeronave.
O P-8A, derivado do Boeing 737-800, é um avião de longo curso de patrulha marítima multifuncional, equipado com sensores e sistemas de armas para guerra antissubmarino, bem como para missões de vigilância, busca e resgate.
Além disso, a aeronave possui um radar APY-10 para mapeamento de alta resolução, sistema de sensores acústicos, uma torre eletro-óptica / IR e medidas de suporte eletrônico.