As agências federais de saúde dos EUA exigiram na terça-feira (13) uma pausa imediata no uso da vacina de dose única anti-COVID-19 da Johnson & Johnson (J&J).
Seis pessoas que foram inoculadas com a vacina nos EUA já desenvolveram uma doença rara relacionada com coágulos de sangue, relataram as autoridades informadas sobre a decisão.
Today FDA and @CDCgov issued a statement regarding the Johnson & Johnson #COVID19 vaccine. We are recommending a pause in the use of this vaccine out of an abundance of caution.
— U.S. FDA (@US_FDA) April 13, 2021
Hoje a FDA [Administração de Controle de Alimentos e Drogas dos EUA] e os CDC [Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA] emitiram uma declaração a respeito da vacina contra a COVID-19 da Johnson & Johnson. Por uma abundante precaução, recomendamos uma pausa no uso desta vacina.
Em uma declaração conjunta, os CDC e a FDA anunciaram que a medida foi tomada para permitir uma investigação após coágulos de sangue potencialmente perigosos serem detectados em seis mulheres nos dias seguintes a serem vacinadas, e também devido a uma redução da contagem de plaquetas no sangue.
CDC will convene a meeting of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP) on Wednesday to further review these cases and assess their potential significance. FDA will review that analysis as it also investigates these cases.
— U.S. FDA (@US_FDA) April 13, 2021
O tratamento deste tipo específico de coágulo de sangue é diferente do tratamento que normalmente pode ser administrado.
Os CDC convocarão uma reunião do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização na quarta-feira [14] para rever mais profundamente estes casos e avaliar seu significado potencial. A FDA revisará essa análise, pois também está investigando esses casos.
Além de canais de distribuição federal dos EUA, tais como locais de vacinação em massa, espera-se que os estados e outros fornecedores também parem temporariamente de administrar a vacina J&J.
"Quatro casos graves de coágulos de sangue incomuns" tinham sido relatados depois que as pessoas receberam a vacina da Johnson & Johnson, de acordo com autoridades sanitárias europeias, que disseram estar investigando esses incidentes e que "não está atualmente claro" se houve uma associação causal entre a vacina e os coágulos.
Desde 3 de março, mais de 6,8 milhões de doses da vacina J&J já foram administradas nos EUA.