No início desta semana, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que Moscou espera a visita de Hariri em um futuro próximo. O governo russo disse que o primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, terá uma reunião com Hariri na quinta-feira (15).
© REUTERS / RUSSIAN FOREIGN MINISTRYO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de reunião com o presidente iraniano Hassan Rouhani em Teerã, Irã, em 13 de abril de 2021
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de reunião com o presidente iraniano Hassan Rouhani em Teerã, Irã, em 13 de abril de 2021
© REUTERS / RUSSIAN FOREIGN MINISTRY
"O Líbano precisa de ajuda econômica e política. Para isso, o primeiro-ministro Hariri virá à Rússia, porque sabe que a Rússia tem boas relações com todas as forças políticas do Líbano, e tem relações com todos os países da região, bem como com outros países, que influenciam a situação no Líbano", disse Shaaban.
O pedido de assistência do Líbano está relacionado à restauração do porto de Beirute e à construção de usinas de energia, especificou o enviado especial de Hariri. O premiê também planeja discutir as entregas de vacinas russas contra a COVID-19 ao Líbano durante sua visita, de acordo com Shaaban.
"Também vamos pedir ajuda de fora na forma de vacinas, a capacidade de criar uma reserva de uma certa quantidade de vacinas para o estado libanês a fim de imunizar o máximo possível da população. Sabemos que a Sputnik V é considerada uma das melhores", acrescentou Shaaban.