O requerimento, feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirma que a CPI tem como objetivo "apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da COVID-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados".
Durante a leitura do ato de criação da CPI, Pacheco disse que a comissão também vai investigar possíveis irregularidades em estados e municípios, conforme proposta do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), desde que "limitado às fiscalizações de recursos da União repassados aos demais entes federados para o combate à pandemia". As informações foram publicadas pelo portal G1.
Caso o prazo seja descumprido, o governo do Maranhão fica automaticamente autorizado importar e realizar a distribuição das doses da #SputnikV https://t.co/xXguoJdPbt
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 13, 2021
Randolfe Rodrigues protocolou o pedido de criação da CPI no dia 4 de fevereiro, mas a criação da comissão ficou paralisada até o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinar a instalação do colegiado na última quinta-feira (8).
Nesta segunda-feira (12), parlamentares pediram a abertura de outra CPI para investigar a conduta de governadores e prefeitos durante a pandemia. Mas a Secretaria-Geral da Mesa do Senado informou que senadores não podem investigar governadores e prefeitos através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.