Conforme o anúncio da chancelaria russa, o embaixador norte-americano foi informado que se os EUA impuserem novas sanções, mesmo depois de Biden ter se mostrado disposto a melhorar relações com a Rússia, Moscou reagirá decisivamente.
"O embaixador norte-americano foi convocado para [ter conversa com] assessor do presidente [da Rússia], Yuri Ushakov. Durante a conversa, foi dito que, se o lado norte-americano, após as palavras de Biden sobre as intenções de melhorar as relações com a Rússia, empreender novas ações hostis em forma de sansões, o lado russo reagirá da forma mais decisiva", afirmou uma fonte do Ministério das Relações Exteriores russo à Sputnik.
Anteriormente, a Casa Branca informou que Joe Biden propôs para Vladimir Putin uma reunião nos próximos meses, sem detalhar onde o encontro presidencial seria realizado.
Preparações para reunião entre Putin e Biden
A representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, ao comentar a proposta de encontro entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que a chancelaria russa está engajada nos preparativos.
"É competência da administração do presidente, como vocês sabem. Nós, sem dúvidas, estamos fazendo nossa parte do trabalho", afirmou a representante oficial ao canal Soloviev Live no YouTube.
Entretanto, a recente reunião entre o chanceler russo, Sergei Lavrov, e o enviado presidencial especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, na Índia, virou "uma das formas de discussão" de possível encontro presidencial, considerou a diplomata.
"O recente, e verdadeiramente imprevisto, encontro no corredor de um dos hotéis em Nova Deli entre Sergei Viktorovich Lavrov e John Kerry, em geral, acabou se tornando, não vou dizer que um elemento da preparação [da reunião entre Putin e Biden], mas, sim, uma forma de discussão deste assunto. Ressalto mais uma vez que coisas assim realmente acontecem nas relações internacionais, tendo sido o encontro verdadeiramente aleatório. Contudo, sem dúvida, foram levantadas e discutidas questões muito importantes", detalhou.
Anteriormente, surgiu uma notícia de que Lavrov e Kerry se reuniram em Nova Deli e discutiram o assunto climático.