A aeronave lançou um míssil avançado ar-ar AIM-120 (AMRAAM) contra um drone-alvo, que foi eliminado à maior distância já registrada, durante testes realizados em março na Base Aérea de Tyndall, na Flórida.
A arma disparada durante os testes foi um AIM-120D, a versão mais recente do míssil ar-ar para todas as condições meteorológicas, que entrou em serviço pela primeira vez no início dos anos 90, disse um porta-voz militar.
A Força Aérea não forneceu mais detalhes sobre a distância atingida, pois essa informação poderia ser valiosa para seus adversários.
Os EUA planejam substituir os mísseis AIM-120 pelos AIM-260, de longo alcance, esperando que o projétil seja capaz de competir com armas similares de seus adversários, como o míssil PL-15 da China.
A aeronave usada para lançar o míssil, um F-15C, está em serviço há quase 40 anos. Aproximadamente 75% destes caças estão voando além da sua vida útil.
Por isso, a Força Aérea pretende substituí-los pelos caças de quinta geração F-35 ou pelos avançados aparelhos de quarta geração F-15 Eagle II. A Força Aérea americana recebeu seu primeiro Eagle II em março passado.