AIEA confirma que Irã começou a enriquecer urânio a 60% de pureza

© AP Photo / Hasan SarbakhshianInstalações nucleares de Natanz situadas ao sul de Teerã
Instalações nucleares de Natanz situadas ao sul de Teerã - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2021
Nos siga no
O Irã começou o processo de enriquecimento de urânio a 60% de pureza físsil nas instalações em Natanz, informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), confirmando as informações veiculadas anteriormente pelas autoridades iranianas.

"A agência verificou hoje [17] que o Irã iniciou a produção de UF6 enriquecido até 60% [...] na usina de enriquecimento de combustível de Natanz", informou a AIEA em comunicado. 

"De acordo com a declaração do Irã à AIEA, o nível de enriquecimento do UF6 produzido em Natanz foi de 55,3% U-235. A agência coletou uma amostra do UF6 produzido para análise destrutiva para verificar, de forma independente, o nível de enriquecimento declarado pelo Irã. Os resultados desta análise serão informados pela agência oportunamente", acrescentou a organização na nota, citada pela agência de notícias Reuters.

Ontem (16), o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, anunciou que o país havia começado a enriquecer urânio a 60%, extrapolando em 15 vezes o limite de 3,67% estabelecido no acordo nuclear de 2015.

"Tenho orgulho de anunciar que os cientistas iranianos […] conseguiram obter urânio enriquecido a 60%", escreveu Ghalibaf em sua conta no Twitter.

© AP Photo / Organização de Energia Atômica do IrãCentrífugas de enriquecimento de urânio nas instalações de Natanz no Irã
AIEA confirma que Irã começou a enriquecer urânio a 60% de pureza - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2021
Centrífugas de enriquecimento de urânio nas instalações de Natanz no Irã

Na terça-feira (13), o Irã notificou a AIEA sobre os seus planos de iniciar o enriquecimento de urânio a 60%. De acordo com o presidente do Irã, Hassan Rouhani, Teerã decidiu aumentar o nível de enriquecimento de urânio e instalar centrífugas mais avançadas em resposta à sabotagem contra a usina nuclear de Natanz, que teria sido cometida por Israel.

Segundo o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), firmado em 2015, o enriquecimento de urânio era limitado a 3,67% para a república islâmica. Após a saída unilateral dos EUA do acordo em 2018, o Irã anunciou a redução gradual de seus compromissos no âmbito do JCPOA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала