A televisão estatal iraniana identificou neste sábado (17) o autor do ataque contra a instalação nuclear de Natanz no domingo (11).
"Reza Karimi, o autor desta sabotagem [...] foi identificado", relatou a emissora, citada pelo jornal Tehran Times, que acrescentou que o homem fugiu do Irã antes da explosão na instalação.
Ainda de acordo com a emissora, "as medidas necessárias e legais para sua prisão e retorno ao país estão em andamento".
First photo of Reza Karimi, the Iranian man who has been identified by the Intelligence Ministry as the culprit behind sabotage in Natanz facility. He's fled the country before the incident and Iran says efforts are underway to bring him back. pic.twitter.com/I3rvC2enZZ
— Hami Hamedi (@HamediHami) April 17, 2021
Primeira foto de Reza Karimi, o homem iraniano que foi identificado pelo Ministério da Inteligência como o culpado pela sabotagem nas instalações de Natanz. Ele fugiu do país antes do incidente e o Irã diz que esforços estão em andamento para trazê-lo de volta.
'Ato de terrorismo'
Na segunda-feira (12), Saeed Khatibzadeh, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, caracterizou o acontecimento como um "ato de terrorismo nuclear audaz em solo iraniano".
Por sua vez, Ali Akbar Salehi, diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, também classificou o incidente como um "ato de terrorismo nuclear", afirmando que a República Islâmica terá o direito de responder contra os responsáveis pelo sucedido.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, culpou Israel pelo sucedido, acusando o Estado judeu de sabotar a usina nuclear.