"Enquanto o que temos visto na Bielorrússia continuar - as violações de direitos humanos, e a repressão - não poderá haver negócios como de costume", disse Price.
O porta-voz assinalou que os Estados Unidos buscam uma relação estável e previsível com a Bielorrússia, apesar da expulsão do embaixador norte-americano de Minsk, a capital bielorrussa, em 2008.
Live now! @StateDeptSpox Ned Price briefs reporters from the U.S. Department of State. https://t.co/lD238Cuqwc
— Department of State (@StateDept) April 21, 2021
O porta-voz Ned Price responde às perguntas dos jornalistas na sede do Departamento de Estado dos EUA.
Price também comentou que o retorno da embaixadora dos Estados Unidos à Bielorrússia representaria um poderoso sinal, já que a presença da enviada em Minsk é vital para que os dois países mantenham relações diplomáticas normais.
Mais cedo nesta quarta-feira (21), a embaixadora dos Estados Unidos designada para a missão em Minsk, Julie Fischer, se reuniu com a líder da oposição bielorrussa, Svetlana Tikhanovskaya, em Vilnius, a capital da Lituânia.
Together with @USAmbBelarus, @michalski_artur, @LTembassyBY, @UKRinLTU, we laid flowers to the "Mother of Chernobyl" memorial in Vilnius. This year marks 35 years since the catastrophe, and we all must remember lessons of the past. We must never repeat such mistakes. pic.twitter.com/UwuSlvkLxU
— Sviatlana Tsikhanouskaya (@Tsihanouskaya) April 21, 2021
Junto com os embaixadores de EUA, Polônia e Lituânia na Bielorrússia, e com o embaixador da Ucrânia na Lituânia, depositamos flores no memorial "Mãe de Chernobyl" em Vilnius. Este ano marca o 35º aniversário da catástrofe, e todos devemos nos lembrar das lições do passado. Não podemos mais repetir esses mesmos erros.
Fisher foi indicada em dezembro como embaixadora dos EUA na Bielorrússia, onde, desde 2008, o país não tinha um representante no mais alto cargo diplomático. A embaixadora, no entanto, ainda não entregou suas credenciais em Minsk, e provavelmente não deverá fazê-lo se o país do Leste Europeu "continuar sob as atuais condições", conforme assinalou Price na entrevista coletiva.
Na última segunda-feira (19), os Estados Unidos revogaram a licença que permitia às empresas norte-americanas realizar transações limitadas com nove entidades bielorrussas designadas, e as sujeitará à força total das sanções após 45 dias.