Por unanimidade, os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil negaram pedidos de importação da vacina russa Sputnik V contra COVID-19, mesmo com estados, municípios e até o governo federal já tendo fechado acordos de compra do imunizante apontado como um dos mais eficazes contra o novo coronavírus.
O "não" da Anvisa continua ecoando pela web, com muitos internautas insatisfeitos com a decisão e muitos outros dando suspiro de alívio pelo profissionalismo da agência reguladora do Brasil.
"Até na testa."
Eu tomaria Sputnik V sem aprovação da Anvisa até na testa.
— Rudá Morcillo⭐️ (@RudaMorcillo) April 27, 2021
A "unanimidade".
Sputnik V rejeitada por unanimidade pela Anvisa, leia-se Jair Bolsonaro.
— Cesar ANFloyd¹⁹⁶⁸ (@anf_cesar) April 27, 2021
E se fosse agrotóxico?
A mesma ANVISA que autoriza o uso de agrotóxicos banidos em diversos do mundo acaba de negar pedidos de importação da Sputnik V.
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) April 27, 2021
Essa é mais uma medida que resume a postura do governo diante da pandemia. #ForaBolsonaro
"Tá difícil engolir."
Anvisa foi passear na Rússia, alegou que não teve acesso a fábrica.Como assim, saiu daqui sem combinar com os russos? Pediu pro STF desconsiderar os 30 dias de prazo e foi negado. Aí decidiu ficar contra a Sputnik V . Sinto muito , mas tá difícil engolir.
— vera araujo 🚩🇧🇷 (@veluc111) April 27, 2021
Expressando "decepção e estranheza" à decisão da Anvisa, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), não vai desistir da vacina russa.
O próprio Comitê Científico do Nordeste se posicionou favorável ao uso da Sputinik V. Continuarei lutando por essa autorização, de forma segura e seguindo todas as regras, para podermos trazer a vacina para nossa população o mais rápido possível. (cont)
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) April 27, 2021
O médico e advogado sanitarista Daniel Dourado lamentou a falta de condições de autorizar a vacina russa "no momento".
Infelizmente, não há condições para a Anvisa autorizar a importação da vacina Sputnik V da Rússia no momento. Faltam muitos dados. É totalmente compreensível a pressa de governadores, mas a Anvisa tem obrigação de garantir a qualidade vacina e não há como fazer isso hoje.
— Daniel A. Dourado (@dadourado) April 26, 2021
E se mostrou esperançoso de que todos os dados necessários sejam apresentados para aprovação da Sputnik V.
Os dados faltantes podem ser supridos e a vacina tem condição de ser aprovada (repito: a Anvisa não está pedindo nada diferente das outras).
— Daniel A. Dourado (@dadourado) April 26, 2021
Tomara que essa e outras vacinas cumpram logo os requisitos e possam ser importadas, produzidas e distribuídas para a população brasileira.
Considerando "terrível" a notícia sobre perfil de segurança da Sputnik V, o economista Thomas Conti se mostrou orgulhoso da Anvisa por ainda estar "de pé".
Terrível a notícia de hoje sobre perfil de segurança da vacina Sputnik V. Por outro lado, fico feliz de ver que mesmo diante de imensa pressão política a Anvisa conseguiu fazer a análise técnica e tomar uma decisão difícil com independência. Ainda temos alguma instituição de pé.
— Thomas Conti #UsePFF2 #VacinaJá (@ThomasVConti) April 27, 2021
"Está feliz agora, ministro [Lewandowski]?"
Lewandowski encheu o saco da Anvisa no caso Sputnik, tá feliz agora ministro? A Anvisa terminou a análise e disse que ela é uma porcaria. É isso que vc queria obrigar as pessoas a tomarem?
— RODRIGO MOLLER (@blogdomoller) April 27, 2021
Para o âncora Brunno Melo, a decisão da Anvisa de negar importação da Sputnik V foi "correta", pois "o lobby não pode ser maior do que a ciência".
URGENTE: Decisão CORRETA da Anvisa ao negar a importação da vacina Sputnik V. É claro que temos pressa e precisamos de vacinas mas não podemos abrir mão da segurança e eficácia. O lobby não pode ser maior do que a Ciência.
— Brunno Melo #TodosPelasVacinas💉 (@BrunnoMeloCBN) April 27, 2021
Foi uma decisão absolutamente técnica e não política!