A informação foi publicada pela Folha. A maior parte dos requerimentos pede que sejam ouvidos não só o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas também seus antecessores no comando da pasta durante o governo Bolsonaro: Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello.
Outro foco dos pedidos é a investigação sobre o colapso do sistema de saúde do Amazonas: o fornecimento de oxigênio, de equipamentos de proteção, de remédios para kit intubação e a abertura de leitos devem ser examinados pela CPI.
Os pedidos precisam ser pautados pelo presidente da comissão, o senador Omar Aziz (PSD-AM), e depois votados pelos demais membros.
O senador Renan Calheiros, relator da CPI, afirmou em seu primeiro discurso nesta terça-feira (27) que a comissão não fará perseguições, mas que é preciso punir "imediata e emblematicamente" os responsáveis pelas mortes durante a pandemia.
Confira as expectativas e pautas para a CPI de diversos senadores, que foram ouvidos com exclusividade pela Sputnik Brasil nesta terça-feira (27).