Uma equipe de arqueólogos encontrou centros de produção de ferro e fornos de fusão de minerais no distrito rural de Chahak, localizado na província de Yazd no centro do Irã, segundo o The Tehran Times.
A descoberta ocorreu durante uma expedição liderada pelo arqueólogo iraniano Hossein Azizi sob a supervisão do Instituto de Pesquisa do Patrimônio Cultural e Turismo.
Os especialistas descobriram ao todo 60 relíquias e sítios históricos, incluindo casas, castelos, aquedutos, tumbas e cemitérios.
Os restos de grãos de milheto foram encontrados em um recipiente durante escavações em uma tumba, informa a Academia de Arqueologia de Shaanxihttps://t.co/r9p1Iei3KQ
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 21, 2021
Os objetos encontrados mais antigos são datados dos tempos do Paleolítico Médio Tardio, há aproximadamente 25.000-35.000 anos.
Relativamente ao ferro, os dados existentes apontam que sua fabricação ocorria na região durante o Primeiro Império Persa (550-330 a.C.), o mais extenso e duradouro dos impérios persas.
No momento de seu apogeu, o império incluía territórios que atualmente fazem parte da Etiópia, Turquia, Irã, Iraque, Grécia, Rússia, entre outros países.