O gás incolor foi emitido por diversas erupções vulcânicas e, quando se mistura com água, forma ácido sulfúrico. O dióxido de enxofre poderia aumentar a incidência de chuva ácida, segundo o portal Bloomberg.
Após uma semana de erupções explosivas, as medições de satélite mostram que o vulcão La Soufrière, um dos que mais preocupam os especialistas, liberou aproximadamente 0,6 teragramas de dióxido de enxofre à atmosfera, segundo o Observatório Terrestre da NASA.
Sulphur dioxide (SO2) emissions from #LaSoufriere volcano eruption in the Caribbean have reached all the way to #India, as seen Thursday by @CopernicusECMWF #Sentinel5p
— World Meteorological Organization (@WMO) April 16, 2021
via @PlatformAdam pic.twitter.com/r4SeaLUx3w
As emissões de dióxido de enxofre (SO2) da erupção vulcânica do La Soufrière no Caribe alcançaram a Índia, como mostrou na quinta-feira o Serviço de Mudança Climática do Copernicus.
Isto é mais do que os satélites já mediram de qualquer outro vulcão caribenho.
"O pensamento atual é que um vulcão precisa injetar pelo menos 5 teragramas de dióxido de enxofre na estratosfera para ter impactos climáticos mensuráveis", afirmou Simon Carn, vulcanologista da Universidade Tecnológica de Michigan.