Em 4 de maio, Trump lançou um blog com links para que os usuários compartilhassem suas declarações diretamente no Twitter, onde o ex-presidente foi permanentemente banido.
Na quinta-feira (6), a conta @DJTDesk, que seria uma abreviação para "Do gabinete de Donald J. Trump", foi bloqueada após ter tweetado postagens idênticas às mensagens no blog trumpista de acordo com capturas de tela de usuários do Twitter, informa o veículo de imprensa Politico.
Twitter suspended the Trump blog account @DJTDesk. Twitter spokesperson said: As stated in our ban evasion policy, we’ll take enforcement action on accounts whose apparent intent is to replace or promote content affiliated with a suspended account. pic.twitter.com/v2RYslP8Xg
— Brandy Zadrozny (@BrandyZadrozny) May 6, 2021
Twitter suspendeu a conta do blog de Trump DJTDesk. O porta-voz do Twitter disse: "Como afirmado em nossa política de evasão de proibição, tomaremos medidas de execução em contas cuja intenção aparente é substituir ou promover conteúdo afiliado a uma conta suspensa."
O porta-voz de Trump, Jason Miller, contou à NBC que esta conta não foi criada com a permissão de qualquer afiliado ao ex-presidente.
Na quarta-feira (5), o conselho consultivo independente do Facebook apoiou a proibição de Trump, mas culpou a plataforma de criação de nova regra para o ex-presidente após invasão ao Capitólio em 7 de janeiro que, os críticos dizem, foi instigada pelo presidente apenas dias antes de deixar o cargo.
O conselho deu ao Facebook um prazo de seis meses para revisar suas regras e evitar situações futuras em que tenham que criando novas sanções para responder a eventos sem precedentes.