Nesta sexta-feira (7), a Colonial Pipeline, principal operadora de dutos de combustível dos EUA, divulgou uma nota em seu site anunciando o fechamento de toda a sua rede após um ataque cibernético.
A empresa disse que decidiu fechar suas redes como medida preventiva para conter futuras ameaças e que uma empresa terceirizada, especialista em ataque de hackers, já havia sido contactada para investigar o caso.
O incidente pode causar graves efeitos no fornecimento de combustível do país, já que a Colonial Pipeline transporta 45% do combustível da Costa Leste dos EUA e chega a movimentar 2,5 milhões de barris por dia de gasolina, diesel, combustível de aviação e outros produtos refinados por dutos com cerca de 8.850 quilômetros de extensão.
As ameaças de hackers à infraestrutura de governos e empresas têm crescido, levando a Casa Branca a responder com um plano para tentar aumentar a segurança dos serviços públicos e de seus fornecedores.
A primeira etapa desse esforço, anunciada em 20 de abril, abordará as falhas de segurança na rede elétrica, antes de passar para outros setores, incluindo gasodutos e concessionárias de água do país, segundo a Bloomberg.