A NASA afirmou nesta sexta-feira (7) que este evento assinala a primeira vez que um aparelho consegue gravar o som de outro em um planeta sem ser a Terra.
O rover se encontrava a uma distância de 80 metros do local onde o helicóptero decolou e pousou. Os especialistas da NASA não tinham certeza de que o microfone do rover poderia gravar o som do helicóptero.
Listen closely👂
— NASA JPL (@NASAJPL) May 7, 2021
The microphone on @NASAPersevere's SuperCam caught sound during #MarsHelicopter’s 4th flight. The rumbling is Martian wind, but those rhythmic hums come from Ingenuity. Scientists made it easier to hear by isolating the 84 Hz blade sound. https://t.co/uua5h40BPL pic.twitter.com/fGWlMRpVji
O microfone instalado na câmera do rover Perseverance da NASA conseguiu gravar som produzido pelo helicóptero durante o seu quarto voo. O estrondo é o vento marciano, mas os zumbidos rítmicos são do Ingenuity. Cientistas tornaram mais fácil ouvir a gravação isolando o som de 84Hz das palhetas da hélice.
David Mimoun, professor do Instituto Superior de Aeronáutica e do Espaço (Toulouse, França) e cientista responsável pelo microfone da câmera SuperCam instalada no mastro do rover, declarou que ter conseguindo gravar o som é "uma surpresa muito boa".
"Conduzimos testes e simulações que nos revelaram que o microfone dificilmente captaria os sons do helicóptero, uma vez que a atmosfera de Marte amortece fortemente a propagação do som. Tivemos sorte de registrar o som de helicóptero a tal distância. Este registro será uma mina de ouro para o nosso entendimento da atmosfera marciana".
A principal missão do rover Perseverance, que pousou em Marte em 18 de fevereiro deste ano, é buscar evidências de antigos micróbios que possam ter vivido no Planeta Vermelho.