Na madrugada do dia 8 de maio, foi realizada uma das fases das manobras Swift Response (resposta rápida) dos EUA, Reino Unido e Estônia na base aérea estoniana localizada a aproximadamente 200 quilômetros da fronteira com a Rússia.
Durante o exercício, 600 paraquedistas da 82ª divisão das Forças Aerotransportadas dos EUA, além de três veículos de transporte e dois obuseiros, foram lançados de aviões.
Nove paraquedistas ficaram feridos ao pousarem, tendo sido levados à unidade de emergência do Hospital Regional do Norte da Estônia, segundo o jornal Postimees.
O porta-voz da embaixada dos EUA na Estônia, Mark Naylor, confirmou que diversos paraquedistas sofreram ferimentos leves ao pousarem durante a manobra realizada na madrugada de sábado (8).
"Esta é uma parte normal das operações aéreas. Nenhum dos ferimentos coloca em risco a vida dos soldados e a maioria deles já retornou ao trabalho", afirmou o porta-voz.
Entretanto, Naylor adicionou que três paraquedistas estavam se recuperando de lesões nas pernas.
As manobras Swift Response começaram no dia 5 de maio e se prolongarão até o próximo dia 14 de maio na Estônia, com a participação de aproximadamente 2.500 militares da Estônia, dos EUA e do Reino Unido, além de dezenas de aeronaves.
O objetivo do exercício é treinar a defesa da Estônia para uma possível situação de crise militar.