"Os barcos de patrulha do IRGC, que cumprem missões nas águas territoriais do Irã, observaram que sete navios norte-americanos no estreito de Ormuz se comportaram de uma forma amadora, um helicóptero sobrevoou [a região] e foram realizados disparos provocativos, sem necessidade alguma", afirma a declaração do IRGC citada pelo portal Sepah News.
O IRGC comunicou que os navios norte-americanos foram advertidos de suas "ações ameaçadoras", seguindo sua travessia logo após. Além disso, denunciou que a Marinha dos EUA costuma se comportar de uma maneira que ameaça a segurança da região.
Marinha da Rússia monitora destróier dos EUA no mar Negrohttps://t.co/XE2R8z8eV4
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 20, 2021
De acordo com o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, no dia 10 de maio navios da Guarda Costeira norte-americana realizaram dezenas de disparos de advertência contra as manobras realizadas pelo Irã no estreito de Ormuz.
O estreito de Ormuz, que conecta o golfo Pérsico e o golfo de Omã, é um ponto estratégico por onde é transportada uma importante quantidade de petróleo com diferentes destinos.
A região se converteu em um ponto de discórdia e instabilidade para o Irã, devido à presença militar cada vez maior dos EUA com o objetivo de bloquear o transporte de petróleo persa.