A pasta contabilizou ainda 74.592 novos casos de COVID-19 em 24 horas, com um total de 15.433.989 registros desde o início da pandemia.
Segundo consórcio de imprensa criado para apurar os números da pandemia no Brasil, nas últimas 24 horas foram contabilizados 2.340 mortos pela COVID-19 no Brasil. Os números do consórcio variam em pequena proporção aos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
De acordo com esse levantamento, a média móvel de mortes nos últimos sete dias chegou a 1.917, abaixo da marca de dois mil pelo terceiro dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -24%. Trata-se da maior queda percentual registrada desde o dia 11 de novembro (quando a variação nesse intervalo ficou em -27%).
Terceira onda
Apesar da melhora, especialistas alertam que os números ainda estão em um patamar muito alto. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertam para o surgimento de novas variantes do coronavírus, assim como para o risco de uma terceira onda "ainda mais grave".