Supostas imagens da cena circulam nas redes sociais e mostram o que parecem ser centenas de fiéis sobre uma galeria da sinagoga dançando quando o desabamento ocorre.
כנראה אירוע רב נפגעים בביהכ"נ קארלין סטולין בגבעת זאב pic.twitter.com/tmJ2YBxUNO
— דובי. ה. Doby H (@DobyH1) May 16, 2021
O incidente gerou cenas de caos no local, com pessoas tentando deixar a sinagoga. Imagens do lado de fora do prédio mostram ambulâncias e veículos de bombeiros. Segundo os serviços médicos locais, 160 pessoas feridas foram levadas para hospitais, enquanto pelo menos outras 199 sofreram ferimentos leves.
🔺 #عاجل | 60 إصابة وأنباء عن عدد كبير من القتلى بانهيار المبنى في جعفات زئيف#فلسطين_تنتقض#غزه_تقاوم#قصفكم_أسهل_علينا_من_شربة_الماء#GazaUnderAttack pic.twitter.com/hwAQjGNvuj
— Abdulkream Fadhil (@abd_abdulkream) May 16, 2021
O culto na sinagoga ocorria na véspera do Shavuot, uma celebração que ocorre 50 dias após a Páscoa judaica. É o segundo dos três principais festivais judaicos, sendo os outros a própria Páscoa e o Sucot. Pelo menos duas pessoas morreram no incidente deste domingo (16), segundo publicou a emissora KAN TV.
O desabamento na sinagoga ocorre em meio à escalada da violência entre judeus e palestinos em Israel, na Cisjordânia e em Jerusalém. Nos últimos dias a situação se agravou, sendo refletida em confrontos armados na Faixa de Gaza, que já deixaram quase 200 mortos entre palestinos e cerca de dez fatalidades do lado israelense.
A correlação de forças vem sendo denunciada como desproporcional por organizações de direitos humanos ao redor do mundo. Ao longo do sábado (15), diversos protestos pró-Palestina em capitais europeias foram registrados. Já neste domingo (16), a questão foi abordada em reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).