"Posso ver fortes focos de lava e acho que ela deverá chegar à cidade de Goma em breve", afirmou o vulcanologista Dario Tedesco à Reuters. "Neste momento, as pessoas ainda não estão deixando o local", acrescentou.
WATCH: Nyiragongo volcano in Eastern DR Congo erupts. The volcano, situated a few kilometres from #Rwanda's Rubavu town, last erupted in January 2002. pic.twitter.com/uuEry4hmrI
— The New Times (Rwanda) (@NewTimesRwanda) May 22, 2021
Veja: vulcão Nyiragongo entra em erupção no leste da República Democrática do Congo. O vulcão, que está situado a poucos quilômetros da cidade de Rubavu, na Ruanda, entrou em erupção pela última vez em janeiro de 2002.
Por sua vez, um repórter da agência France-Presse em Goma relatou que há queda de energia em diversos pontos da cidade e acrescentou que alguns moradores começaram a deixar suas casas e estão se dirigindo para a fronteira com a Ruanda.
A última erupção do Nyiragongo foi registrada em 2002, quando 250 pessoas morreram e outras 120.000 ficaram desabrigadas depois que a lava atingiu a cidade de Goma. Segundo o especialista Dario Tedesco, o vulcão congolês tem um dos deslocamentos de lava mais rápidos do mundo.
#Nyiragongo is erupting now! Pray for people in surroundings pic.twitter.com/URstki8ciA
— Jean Marie Wild (@Jeanmariewild) May 22, 2021
Nyiragongo está em erupção agora! Orem pelas pessoas nas proximidades.
Os especialistas em vulcões temem que a atividade observada no Nyiragongo nos últimos cinco anos seja semelhante a que ocorreu nos anos anteriores às erupções de 1977 e 2002.
Além disso, os vulcanologistas do Observatório de Vulcões de Goma (OVG), que monitora o Nyiragongo, têm lutado para fazer verificações básicas, desde que o Banco Mundial cortou o financiamento em meio a alegações de fraude.