O governo da República Democrática do Congo ativou o plano de evacuação para a cidade de Goma assim que o monte Nyiragongo, um dos vulcões mais ativos da África, entrou em erupção no sábado (22).
As autoridades, que se reuniram de maneira urgente devido à erupção do vulcão, discutem "as medidas urgentes a serem tomadas", segundo o porta-voz do governo, Patrick Muyaya.
Nas redes sociais, alguns vídeos foram publicados mostrando a erupção do vulcão de 3.470 metros de altura, cuja lava superfluida pode alcançar velocidade de até 96 quilômetros por hora ao descer as ladeiras.
#Nyiragongo is erupting now! Pray for people in surroundings pic.twitter.com/URstki8ciA
— Jean Marie Wild (@Jeanmariewild) May 22, 2021
Nyiragongo está em erupção agora! Rezem pelas pessoas em redor.
O vulcanologista Dario Tedesco observou à Reuters que a lava do Nyiragongo está chegando ao aeroporto da cidade. Segundo ele, uma nova fratura foi aberta no vulcão e a lava está se movendo ao sul, em direção a Goma.
Anteriormente, a erupção do Nyiragongo, que está localizado a aproximadamente 20 quilômetros ao norte de Goma, provocou pânico entre os moradores da cidade, que abandonaram suas casas e partiram para fronteira com Ruanda.
De acordo com relatos, o fornecimento de energia elétrica em Goma foi interrompido devido à erupção.
A última erupção do Nyiragongo ocorreu em 17 de janeiro de 2002, provocando a morte de 250 pessoas e desabrigando outras 120 mil.