Está em estado grave a agente da polícia municipal de La Chapelle-sur-Erdre, cidade perto de Nantes, na França, que foi atacada por um homem não identificado na manhã desta sexta-feira (28).
O homem foi encontrado e morto pelo polícia após a agressão. Segundo informações da Europa 1, houve troca de tiros. Três policiais ficaram feridos durante a ação, dois deles a balas.
Ainda não se sabe quais foram os motivos do ataque que ocorreu por volta das 10h00 locais (5h00 em Brasília) nas instalações da polícia municipal de La Chapelle-sur-Erdre. O homem teria usado uma faca contra a agente e fugido em seguida.
Uma equipe do Grupo de Intervenção da Gendarmeria Nacional (GIGN) chegou a fechar uma estrada para procurar pelo suspeito.
#Nantes 🚨 Commune et secteur #LaChapelleSurErdre (44)
— Gendarmerie nationale (@Gendarmerie) May 28, 2021
➡️ Intervention des forces de l'ordre en cours
⚠️ Évitez le secteur et respectez strictement les consignes des #gendarmes
🚧 RD 39 fermée pic.twitter.com/IhMP8PnQUw
Município de Nantes e setor de La Chapelle Sur Erdre. Intervenção das forças da ordem em andamento. Evitem o setor e sigam estritamente as instruções dos gendarmes. Estrada departamental 39 fechada.
Violência contra agentes da lei
O ataque ocorre em um contexto extremamente tenso de violência urbana, ataques regulares a órgãos de segurança pública e ameaças terroristas no país.
No último 5 de maio, Eric Masson foi baleado e morto durante uma operação antidrogas no centro de Avignon, sul da França.
De acordo com estatísticas do Ministério do Interior da França, os atos de violência contra a Polícia Nacional mais do que dobraram nos últimos vinte anos.